No nosso Estado, o Rio Grande do Sul, existe um roteiro turístico chamado Rota das Missões. Nesse percurso as pessoas são convidadas a conhecerem um pouco mais sobre a história da região missioneira, fazendo uma viagem no tempo em que os padres da Companhia de Jesus organizaram aldeamentos chamados reduções, com o objetivo de doutrinar os índios guaranis na fé cristã e garantir a posse dos territórios espanhóis.
· Veja no mapa, os municípios que fazem parte da Rota das Missões:
Você deve ter observado no mapa, que muitas construções que fazem parte desse roteiro estão em ruínas, por que você acha que isso aconteceu?
Afinal, o que foram as missões jesuíticas? Vamos conhecer um pouco dessa história?
Os índios guaranis
Quer saber mais?
· Veja o documentário sobre o jeito de ser e de viver dos indígenas Guarani na atualidade, produzido pela TVEpagri. Clique na imagem para assistir o documentário, depois elabore um pequeno relatório sobre as mudanças ocorridas no modo de viver desse povo.
Portugal e Espanha
Para manter o território e transmitir as indígenas os preceitos da religião católica, a Espanha enviou padres jesuítas para catequizar os indígenas, organizando missões ou reduções. As primeiras foram construídas nas terras onde hoje ficam o estado do Paraná e o sudeste do Paraguai. Foram chamadas de Missões do Guairá.
Essas missões, contudo, eram alvos constantes dos bandeirantes que procuravam aprisionar e escravizar os indígenas.
A maioria dos bandeirantes eram compostos por índios (escravos e aliados), caboclos (mestiços de índio com branco) e alguns brancos, que eram os capitães das bandeiras.
Guaranis aprisionados por bandeirantes, tela de Jean Baptist Debret, 1830.
Com o ataque dos bandeirantes, os jesuítas espanhóis fugiram do Guairá e se estabeleceram nas terras onde hoje se localiza o Rio Grande do Sul, organizando-se em reduções na região do Tape e do Rio Uruguai.
Contudo, os bandeirantes também descobriram essas missões e começaram a atacá-las e destruí-las. Assim, em 1641, os jesuítas fugiram levando alguns indígenas para a outra margem do rio Uruguai, na atual Argentina. Na fuga, deixaram boa parte do gado que criavam, que acabou se reproduzindo com o passar dos anos, formando a chamada Vacaria do Mar.
Dica de Filme: A Missão
(The Mission, ING 1986). Direção de Roland Joffé, com Robert de Niro, Jeremy Irons, Lian Neeson, 121 min, Flashstar.
Os Sete Povos das Missões
Anos depois, em 1682, os jesuítas voltaram às terras que haviam abandonado no atual Rio Grande do Sul e criaram novos aldeamentos. Esses aldeamentos passaram a ser conhecidos como os Sete Povos das Missões, que em 1732 chegaram a reunir cerca de 40 mil índios (analise novamente o mapa no início do capítulo).
Observe as datas de fundação das reduções e a distância entre cada uma delas e a redução de São Miguel Arcanjo.
Como era a vida nas missões?
As missões possuem uma estrutura bem específica, conforme pode ser observado na figura abaixo.
Assista também a animação em 3D da estrutura da Missão
Nas reduções ou missões havia uma praça no centro, sendo a igreja o prédio mais importante. Ao lado da igreja ficavam a residência dos padres, o colégio, as oficinas, o cemitério e o cotiguaçu.
A casa dos caciques e o cabildo contornavam a praça. O cabildo era a sede da administração.
No colégio só estudavam os meninos filhos de caciques e administradores, enquanto as meninas aprendiam prendas domésticas.
Atrás da Igreja eram mantidos o pomar, a horta e o jardim. Também por perto eram instalados currais de gado. Um pouco mais ao longe existiam os tambos, onde os visitantes eram hospedados, evitando assim o contato dos índios com os estrangeiros.
Os índios trabalhavam quatro dias por semana no Abambaé (Terra do Homem) para o sustento de suas famílias, e outros dois dias no Tupambaé (Terra de Deus) que produzia alimentos para quem não trabalhava no campo e cujo excedente era comercializado. Além dos trabalhos na terra produziam nas oficinas instrumentos, utensílios e roupas.
Aos domingos todos participavam da missa, teatros religiosos, jogos e danças. Uma vez por mês os guerreiros faziam exercícios de guerra.
Depois discuta esses aspectos com seus colegas e professor.
Para conquistar a confiança dos índios os jesuítas também faziam uso de música, canto, teatro, desenho, pintura e escultura. Alguns índios eram incentivados a tocar, fabricar instrumentos e criar esculturas. Clique na imagem abaixo para assistir um vídeo sobre a arte missioneira.
Em 1750, o Tratado de Madrid determinou novos limites para o território americano. Nesse acordo, a Espanha trocava os Sete Povos das Missões pela Colônia do Sacramento dos portugueses.
Os guaranis não aceitaram esse acordo e organizaram um exército para defender suas terras liderado por Sepé Tiaraju. Assim, em 1754, iniciou a Guerra Guaranítica que durou dois anos. Melhor equipado o exército europeu formado por portugueses e espanhóis massacrou os guerreiros guaranis. Portugal e Espanha acabaram anulando o tratado de Madrid, contudo não existiam mais condições para a sobrevivência dos guaranis nas reduções, sendo os jesuítas expulsos dos territórios americanos acusados de liderar a guerra guaranítica.
A Câmara dos Deputados lançou em 16 de novembro de 2010 a história em quadrinhos “ Sepé Tiaraju: o índio, o homem, o herói ”, uma iniciativa da 1ª Vice-Presidência publicada pela Edições Câmara. O livro resgata a trajetória do índio missioneiro que liderou a resistência dos guarani contra a implantação do Tratado de Madri, em 1750. A história em quadrinhos foi distribuída nas escolas públicas e bibliotecas de todo o País.
Não deixe de ler! Procure na biblioteca de sua escola!
Como ficou a situação dos guaranis
Os guaranis sobreviventes acabaram indo embora das reduções. Alguns foram trabalhar nas estâncias dos portugueses, outros voltaram para as matas e muitos acabaram marginalizados nas cidades espanholas e portuguesas, passando a viver da venda de seus artesanatos.
As reduções acabaram sendo saqueadas, sendo grande parte dos materiais utilizados em novas construções pelos imigrantes. Hoje dessa grande experiência restam ruínas das reduções de São Nicolau, São Lourenço Mártir, São João Batista e São Miguel Arcanjo, os remanescentes dessa última foram reconhecidos como Patrimônio da Humanidade no Brasil, pela UNESCO em 1983.
Como você vê a situação dos indígenas na atualidade? O que você acha que deve ser feito para melhorar essa situação?
Sugestões de leitura:
TORERO, José Roberto; PIMENTA, Marcus Aurelius. Naná descobre o céu.Objetiva, 2005.
Vamos retomar os aprendizados?
· Resolva a cruzadinha
· Com base no que você estudou, escreva no caderno um texto contando como você imagina o dia a dia dos habitantes das missões. Depois compartilhe com seus colegas. Pesquise em outras fontes para conseguir outras informações e complementar seu trabalho. Não se esqueça das ilustrações. Depois, organize com sua turma uma exposição desses trabalhos.
· Com a criação das reduções a vida dos indígenas se transformou. Compare esses modos de vida escrevendo um comentário em seu caderno e manifeste sua opinião destacando os prós e contras desse processo de aculturação.
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