domingo, 29 de abril de 2012

Os blogs e o desenvolvimento da escrita

            Uma das grandes queixas dos professores que atuam em sala de aula refere-se à dificuldade de interpretação e elaboração textual dos alunos. Contudo, analisando as práticas pedagógicas comuns em sala de aula, vê-se que as propostas de produção de textos geralmente são desvinculadas de objetivos e receptores reais. O aluno, na maioria das vezes, escreve o texto para o professor ler e posteriormente arquivar.
            Nesse sentido, a escrita em um blog possibilita o acesso a diferentes interlocutores que podem opinar e emitir sugestões de aperfeiçoamento.

... tanto o sistema Wiki como a tecnologia dos weblogs popularmente conhecido por blogs, possibilitam novos espaços para o hipertexto cooperativo. Conforme Primo e Recuero (2003), essas tecnologias viabilizam a construção de uma "web viva", pois passa a ser redigida e interligada pelos próprios usuários. No hipertexto cooperativo todos os envolvidos se unem em torno de um objetivo comum: a construção de um texto coletivo que, para sua efetiva produção, passará por um processo de negociação: trocas de ideias, aceitação de diferentes pontos de vista, escrita e reescrita, reflexão. Nesse sentido essas tecnologias criam condições para o que Bakhtin (2000) denomina de polifonia, ou seja, uma produção de texto coletiva como um entrelaçamento de vozes que pode se constituir em uma nova lógica de tempo e espaço.

            Torna-se pertinente, portanto,  investigar as potencialidades do blog enquanto espaço de aperfeiçoamento textual, num contexto histórico e cultural em que as tecnologias de informação e comunicação se fazem cada vez mais presentes.

MANTOVANI, Ana Margô. Blogs na Educação: Construindo Novos Espaços de Autoria na Prática Pedagógica. UNILASALLE – Centro Universitário La Salle. Disponível em: http://educivica.com.sapo.pt/blogsnaeduca.pdf

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