segunda-feira, 30 de abril de 2012

Narrativas e a tecnologia dos blogs

            Achei interessante o artigo de Moreno Albuquerque de Barros: Ferramentas informacionais para educação e alfabetização: considerações acerca do uso dos blogs como tecnologia educacional. Segue abaixo um recorte do mesmo que trata das possibilidades do uso dos blogs em sala de aula:

BLOGS EM SALAS DE AULA
Blogs são um excelente meio para fundir narrativas e tecnologia educacional, dentro da sala de aula e através das cercanias da escola. Devido seu formato ser semelhante a um diário pessoal, onde narrar sagas e eventos autobiográficos prevalece, blogs fornecem uma arena onde expressão e criatividade é encorajada. Seus links para outros blogs estabelecem os mesmo relacionamentos entre pares encontrados em mundos não-virtuais. Seu design indeterminado, onde o sistema é acoplado, é bastante intuitivo e fácil de aprender, simples para alunos e professores implementarem. Estar situado dentro da Internet permite aos editores acessarem seus blogs em qualquer hora, de qualquer lugar onde houver uma conexão à rede, transformando-se em uma oportunidade de continuar o aprendizado mesmo distante da sala de aula.
Blogs podem ser individuais ou colaborativos. Já que os blogs promovem a auto-expressão, o autor pode desenvolver um conteúdo altamente personalizado. Ainda, blogs se conectam com uma comunidade on-line – autores podem comentar e enviar feedback para outros autores, e podem distribuir links para visitantes, criando uma organização entrelaçada e dinâmica. Em uma sala de aula, estudantes podem possuir um espaço singular pessoal para leitura e edição, articulado, onde as idéias são compartilhadas, perguntas e respostas são efetuadas e a coesão social é desenvolvida.
Blogs podem ser multidisciplinares, já que ler e escrever podem ser usados em inúmeros contextos acadêmicos. Narrativas não podem ser relegadas à Pedagogia apenas – estudantes podem expressar suas percepções em temáticas ilimitadas. Uma discussão sobre conceitos fundamentais de matemática pode ajudar estudantes a entenderem a lógica por trás da fórmula. Histórias não-fictícias podem auxiliar estudantes a se situarem dentre um contexto histórico ou humano. Um blog global poderá introduzir estudantes à cultura e política internacional. Resumindo, qualquer disciplina pode fazer uso dos blogs para aproximar um modelo de meta-aprendizagem, onde contextos e conceitos são discutidos e articulados, em transferências individuais ou em grupo, e idéias sendo construídas com base em conteúdo educacional previamente lecionado.
BARROS, Moreno Albuquerque de. Ferramentas informacionais para educação e alfabetização: considerações acerca do uso dos blogs como tecnologia educacional. Disponível em <http://rabci.org/rabci/sites/default/files/blogs.pdf>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário