terça-feira, 15 de maio de 2012

Atividades do HotPotatoes: completar lacunas

Negrinho do Pastoreio

Negrinho do Pastoreio

Complete as lacunas

Complete os espaços e depois clique em "Conferir" para verificar as respostas. Clique em [?] caso necessite explicações sobre as palavras. Clicando em PISTA você obtem ajuda de letras corretas para completar as palavras.
O folclore do Rio Grande do Sul é cheio de lendas que marcaram a imaginaçãoo dos gaúchos. Uma das mais conhecidas é a do Negrinho do Pastoreio.O Negrinho do Pastoreio é uma lenda afro-cristã, muito contada no final do século XIX pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão.

Assista clicando abaixo a uma animação que conta, através de uma música, a lenda do Negrinho do Pastoreio:
http://www.youtube.com/watch?v=S2qD2ZxiT0o

???
Havia um muito cruel para os escravos e para a peonada. Uma vez, comprou ele uma boa quantidade de . Para pastorear esse gado ele mandou um de uns catorze a dezesseis anos. Quando chegava o , o negrinho trazia o gado do pastoreio e o prendia no curral, depois que os animais eram contados pelo estancieiro. Um dia, na contagem, ele deu falta de um novilho e, sem mais demora, deu uma surra no negrinho com grosso e pesado relho, deixando-lhe o corpo todo . E depois, disse-lhe:
- Encontre o novilho ou verás o que te acontece!
Ao ouvir a ordem do senhor, o negrinho partiu à procura do novilho. Não demorou muito para vê-lo pastando em uma . Aproximou-se e conseguiu laçá-lo, porém o animal rodopiou tanto que partiu o laço, saindo em disparada.
Muito triste, o negrinho voltou para a e contou tudo para o seu senhor. Este amarrou-lhe os pés e as mãos e, depois de bater muito, deitou-o sobre um . No dia seguinte, ao procurarem o negrinho, os peões viram uma nuvem erguendo-se com o negrinho e desaparecendo no céu.
Desde essa época, os camponeses consideraram o negrinho como um e começaram a pedir favores. E ficou entre eles esse costume: quando perdem qualquer coisa, prometem logo ao Negrinho do Pastoreio. Quando encontram o objeto , acendem as velas que prometeram ao santo crioulinho.

(Adaptado de João Cezimbra Jacques) ???
A

Nenhum comentário:

Postar um comentário