segunda-feira, 14 de maio de 2012

O problema de pesquisa

            Em reuniões formais e informais com os professores, percebe-se como uma das grandes queixas, a dificuldade de interpretação e elaboração textual dos alunos. Contudo, analisando as práticas pedagógicas comuns em sala de aula, vê-se que as propostas de produção de textos geralmente são desvinculadas de objetivos e receptores reais. O aluno, na maioria das vezes, escreve o texto para o professor ler e posteriormente arquivar.
            Nesse sentido, a escrita em um blog possibilita o acesso a diferentes interlocutores que podem opinar e emitir sugestões de aperfeiçoamento.
            A pesquisa torna-se pertinente por procurar investigar as potencialidades do blog enquanto espaço de aperfeiçoamento textual do grupo de alunos investigado, num contexto histórico em que as tecnologias de informação e comunicação se fazem cada vez mais presentes.
            Várias questões permeiam a proposta  de utilização das mídias. A maioria dos alunos da turma em que a proposta será desenvolvida não tem acesso à internet, portanto, a atividade ficará restrita ao uso do laboratório de informática da escola, nesse sentido será possível um legítimo aperfeiçoamento textual em apenas uma aula semanal?
            Outra questão: O estilo informal do “internetês” poderá influenciar negativamente o processo de escrita formal?
            E ainda: Como o professor deve fazer intervenções para que o processo de escrita seja aperfeiçoado?
            Assim, entre desassossegos e inquietações surge o esboço do problema de pesquisa:
Como avaliar o uso do blog enquanto instrumento de aperfeiçoamento da produção textual dos alunos do 5º ano da E.M.E.F. Bom Pastor?

 Descrição dos materiais e métodos utilizados para investigação
            Os dados serão coletados a partir de entrevista semi-estruturada realizada com professores e alunos e análise dos comentários (intervenções dos professores nas postagens dos alunos) e das produções dos alunos antes e depois das mediações.

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